Missão Velha-CE

Conheça um pouco da história de Missão Velha, cidade natal do NC (Na Cola!!!!).

Dados Gerais

Localização de Missão Velha.

Missão Velha é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 07º14’59” sul e a uma longitude 39º08’35” oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 34.309 habitantes. Possui uma área de 533,95 km². Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri. Missão Velha possui patrimonios naturais como a cachoeira de Missão Velha e pontos onde há uma grande concentração de fósseis. Por esses e outros motivos, Missão Velha faz parte do único Geopark da América Latina,[5] criado pelo governo do estado do Ceará. Missão Nova é um distrito de Missão Velha. O surgimento do povoado de Missão Nova aconteceu primeiramente com a criação de uma pequena igreja e, posteriormente, em seu desenvolvimento, o surgimento de uma vila ou povoado. Na época a maioria das cidades e povoados do Cariri nascia e crescia à sombra das igrejas católicas, sob o signo da cruz dos colonizadores que aqui chegavam pregando o catolicismo. Uma igreja e uma praça era regra geral nas povoações antigas. Os templos, seculares ou regulares, raramente eram sobrepujados em importância por qualquer outro edifício. Em torno da capela foram se construindo casas, a Prefeitura, a Câmara.

Eventos

Igreja Matriz de São José.

Festa de São José (19 de março), Festival de Quadrilhas Juninas (junho), Festival Regional de Música Popular (novembro), Vaquejada (julho), Dia do Município (11 de junho).

Atrativos turísticos

CLIQUE AQUI PARA VER NOSSA ULTIMA VIAGEM Á CACHOEIRA!

  • Cachoeira de Missão Velha localizada no Sítio Cachoeira a 6 km da sede da cidade.
  • Praça Nossa Senhora de Fátima localizada nas ruas: Afonso Ribeiro; Padre Fêlix desembargador Juvêncio Santane e a Avenida Cel. José Dantas no centro da cidade.
  • Igreja Matriz de São José localizada na Praça Monsenhor Horácio.
  • Parque de Eventos Pinheirão localizado na nova Avenida por trás do Estádio Valdomiro Dantas.
  • Vaquejada anual no parque local.
  • Festa de São José, o dia do Santo Padroeiro da cidade e da Igreja é comemorado em 19 de março.
  • O Santuário Mãe Rainha de Missão Velha, localizado no Espaço Terceiro Milênio na avenida Cel. José Dantas.

Padroeiro São José

Sua festa é comemorada no dia 19 de março, e sua devoção em Missão Velha se iniciou com a construção da Igreja Matriz de São José, antes a padroeira da cidade era Nossa Senhora da Luz, e o primeiro padre foi o Padre Gonçalo Coelho de Lemos. São José é o santo mais conhecido por ser o pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Considerações finais:

Resumindo tudo que foi falado: Eu amo minha cidade de coração!!!!! Coisas bonitas, cultura, festas, natureza… Tudo de ótimo vc encontra aqui!!!!!!


17 Comentários

17 opiniões sobre “Missão Velha-CE

  1. Francineide Braz

    Espero q vc faça uma administração sem cometer os erros, q o prefeito anterior cometou ,q os erros dele sirva de exemplos

  2. Maria Jussara da Silva

    Alguem pode me mandar o telefone da Paroquia de São José ai de Missão Velha? Estou indo p o Juazeiro e gostaria de passar por ai. Grata

  3. Jonas Lima

    Faço parte dessa História !

  4. Gostaria de oferecer uma parceira com o nosso blog de noticias. Me contacte. Aguardo resposta…

  5. cara prefeitura de missao velha por que voce nao compra 2 terreno pra voce constroir 2 mercados municpais em.sim por que voce nao compra um terreno pra voce constroir a ciade do carnaval em.sim por que voce nao compra 4 terrenos pra voce costroir 5 terminais coletivos e rodoviarios em.sim por que voce nao 10 terrenos pra voce constroir 10 praças em.sim por que voce nao compra um terreno pra voce constroir um centro de convençoes em.rudy.

  6. alguem pode me dizer se conhecem ou conheceram valdemar de lima veio pra sao paulo eu queria saber se deixaram parentes ae em missao velha ….. valdete de lima valdelisa de lima valdenora de lima aflaudisio de lima antonio elias de lima valdelanda de lima por favor queria saber sobre a arvore geologica se exixte alguem que e parente nosso obrigado

  7. giancarlos f. brito

    bom dia a todos de missao velha gostaria da ajuda de todos.estou atras de alguns parentes dai, meu avô saiu dai como soldado da borracha e veio para o amzonas casou teve filhos e nunca mais pode retornar perdeu contato com seus familiares .ele faceu em 2001 e agora quero ver se consimgo localizar alguem. tenho todos os documentos nome do sitio onde ele morava nome da sua mae e etc alguem pode me ajudar meu emailé giancarlos@fotonascimeento.com.br

  8. neide

    a cidade é maravilhosa

  9. neide

    minha tia JUDITH COSTUREIRA, se orgulha de fazer parte da história de Missão Velha -CE.Foi pra lá em 1949 . Firmou-se na profissão de costureira, onde conseguiu atravéz do suor de seu trabalho árduo de seu 52 anos atrás de uma máquina de costura pelo menos 18hs por dias, para conseguir comprar uma casa “SUAS TEIAS”.TEm muito a agradecer ao acolhimento , e oportunidade lhe dadas nesta cidade. HOJe aos 81 anos viaja muito pelas capitais e cidades brasileiras. mas suas raizes estão em MISSÃO VELHA,”. NAS SUAS TEIAS” . Sou orgulhosa e adoro ouvir histórias contadas por minha tia, diga-se de passagem são muitas. Como diz ela :OBRIGADA JESUS . OBRIGADA MISSÃO VELHA.

  10. valdery rodrigues silva

    giancarlos f. brito, bom dia, gostaria que o amigo fala-se mais alguma coisa com relação a familha : nomes de pessoas , o nome da pessoa que foi para o Amazonas em busca da extração da borracha e não retornou mais, mande-me mais detalhes da pessoa e da familha por aqui pra ver se eu posso te ajudar, estou as ordens. Val.

  11. Amo muito essa cidade politiqueira,fofoqueira,que não cuida do nossos bens culturais,mais é o melhor lurgar de se viver… AMO MINHA MISSÃO VELHA D++++….

  12. Queremos participar do seu festival junino em 2013! Como nos inscrevemos?
    arraiadobangue@yahoo.com.br

  13. Festival Junino 2013 , como se inscrevo ?
    Obrigado .

  14. João Bosco (Cariense de Missão Velha)

    olha sou dessa linda cidade onde estiver eu a defendo com unhas e dentes, sempre estou visitando minha cidade de coração aproveitando o espaço gostaria que o sr. prefeito colocasse uma placa na entrada do desvio com a foto da cachoeira e com a distância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 10.838 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: